quarta-feira, 2 de março de 2016

5 mitos e verdades que você precisa saber sobre telefonia IP

Introdução:

Salve galera, beleza?
Meu povo, vim trazer aqui um breve resumo de mitos e verdades que a maioria das pessoas tem sobre telefonia IP, desde a parte funcional até a parte financeira, então, se liguem aí:

1 – É a mesma coisa que VoIP.(“Meio mito”)




Sim, é um “meio mito”!
Lembra daquela regrinha no colégio que dizia “todo quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado.”? Pois é, da mesma forma pode-se afirmar que “toda telefonia IP é VoIP, mas nem todo VoIP é uma telefonia IP.” pois pegando a essência da palavra VoIP(Voice over Internet Protocol) nota-se que se trata de todo e qualquer tráfego de voz sobre qualquer rede de dados, ou seja, um “hangout” do google, ou uma chamada de vídeo pelo facebook/skype podem ser consideradas VoIP mas não uma telefonia IP.
A telefonia IP ramifica para um lado mais estruturado, onde se tem o uso REAL do telefone, utilizando uma rede de dados entroncado e interligado através de uma operadora de telefonia.

2 – Telefonia IP é totalmente gratuita.(Mito)



Apesar de ela gerar uma economia monstruosa, por conta da intercomunicação gratuita de unidades distintas em uma empresa, ela ainda é uma telefonia, utilizando uma operadora e pagando por números/ligações disponíveis e necessitando de um link confiável de internet para uma comunicação estável entre as unidades.

3 – Ela tras muito mais funcionalidades que a telefonia convencional analógia.(Verdade)



Quando se adquire um determinado pabx de um fabricante ou contrata várias linhas de uma determinada operadora, tem-se um limitado ou nenhum recurso de gerenciamento “palpável” para o usuário final.
O maior software de telefonia IP atualmente no mercado é o Asterisk(ah vá) e sua plataforma foi produzida sob a plataforma linux, o que é de conhecimento, tem ampla maleabilidade de funções, logo, apresenta mesma característica. Como exemplo, numa central montada asterisk mais simples possível, corretamente configurada, pode-se configurar chamada em espera, fila de atendimento, estacionamento de ligações, URA, músicas de espera, dentre várias outras utilidades.

4 – Não precisa de uma linha fixa.(Verdade)



Com o avanço da tecnologia de telefonia IP foram desenvolvidos vários dispositivos que convertem um sinal analógico em digital(placas e gateways). Um desses dispositivos foram as placas/gateways gsm, onde se insere chips de telefonia móvel(vendo que cada vez mais apresentam vantagens de ligações para os chips de mesma operadora) e configura a central para ligar pelos mesmos(essa facilidade é inclusive muito utilizada em call centers, que tem um fluxo contínuo de ligação) e tome ligação no mei do mundo.

5 – Muito cara.(Mito)



Sim, esse é o maior receio que se tem quando se vai implementar a solução, já que realmente os valores de centrais IP não são la tão doces assim, contudo, isso não é uma imposição das empresas que prestam serviço de instalação/configuração/manutenção das centrais, mas sim dos fabricantes de dispositivos(e dos impostos brasileiros =/) que se você colocar na ponta do lápis, acaba sendo à preço de custo, visto que você paga pelo hardware + alguma funcionalidade com software(banco de dados, interface de gerenciamento web, etc.). Contudo, é uma solução que com o passar do tempo se paga, já que o fluxo de ligações gerenciadas e otimizadas trarão mais produtividade para os colaboradores, logo, para a empresa.

Conclusão:


É isso aí meu povo, telefonia IP não é um bicho de sete cabeças, hoje em dia existem muitas soluções prontas como o asteriskNOW e o próprio ELASTIX então só precisa mesmo da iniciativa do elemento pra estudar e, caso queira, começar a “laboratorear” isso em sua empresa(ou em casa mesmo). Espero ter ajudado! =D